Linda e exótica ilha da Indonésia, é o tipo de destino completo onde tem atividades para todos os gostos, praias, cachoeira, montanhas, templos hinduístas, baladas e a lista continua, para ter uma ideia da quantidade de lugares que tem para conhecer, estive em Bali duas vezes e não foi suficiente ou seja, ainda pretendo voltar!

Informações Gerais 

 
Brasileiros não precisam de visto para viagens de até 30 dias, se você pretende permanecer no país por mais tempo, deve obter o visto na chegada (“visa on arrival”); o prazo, pode ser prorrogado por mais 30 dias nos escritórios de imigração da Indonésia.

Documentos necessários

– Passaporte Valido por pelo menos 6 meses 
– Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela 
– Passagem de saída do país 

Quando ir 

Os melhores meses para visitar Bali é de abril a outubro, de novembro a março é época de chuvas.

Dinheiro

A moeda oficial do país é Indonesian Rupiah (IDR)

 

Existem notas de 1.000, 2.000, 5.000, 10.000, 20.000, 50.000 e 100.000 rúpias.

 

As moedas, são 100, 200, 500 e 1.000 rúpias.
São tantos zeros que as pessoas costumam dizer brincando que na Indonésia todo mundo é milionário rsrs…
Por causa da quantidade de zeros, para alguns turistas fica confuso, na maioria dos comércios para facilitar cortam os 3 últimos zeros e as vezes substituem pela letra K (abreviação de mil).
Exemplo: 1.000.000 =  1.000k, 20.000.000 = 20.000k

 
Para quem vai do Japão para Bali, não é necessário trocar yen por dólar, leva em yen mesmo que vai trocar normal lá. 
Cuidado ao cambiar dinheiro, sempre faça a troca em casas de cambio oficiais ou em bancos, nas barraquinhas pelas ruas a taxa de cambio parece ser mais vantagem, mas é pura enganação! Os honestos cobram comissão e o resto dá o golpe e rouba parte do dinheiro.
Eles praticam o golpe na hora da contagem de dinheiro, separam o dinheiro contando e empilhando em montes em cima da mesa ou balcão, o turista vai contando junto e na hora que o golpista vai juntar os montes, deixa cair algumas notas em uma gaveta, se o turista resolver contar as notas para conferir, o golpista contará novamente após ele em montes de novo, a conta dará certo mas ao juntar as notas deixará cair as notas, sempre o golpista vai querer ser o  ultimo a contar. 

Tivemos que trocar dinheiro em casas não oficiais nas ilhas Gili Trawangan e Nusa Lembongan, sabendo do golpe antes de viajar, nós contávamos os montes de 1.000.000 e nós juntávamos tudo, sem deixar o cambista encostar no dinheiro novamente! 

Idioma

 

Em Bali, o idioma oficial é o indonésio. Mas, fala-se também o idioma balinês, que é um tanto mais complexo, pois há variação das palavras de acordo com a casta da pessoa com quem se fala.
O inglês é o idioma mais usado entre os turistas.

 

Dicas e Avisos

Peça desconto, barganhe em tudo que for comprar, o primeiro preço que for passado nas lojas e agências de turismo, sempre será bem mais caro do que o preço final! Para ter uma idéia, pechinchando comprei roupas e artesanato pela metade do preço inicial!
O transito em Bali é caótico e não existe semáforo, se resolver dirigir em Bali será necessário ter Carteira de Habilitação Internacional, se mora no Japão e deseja saber mais informações sobre tirar a carteira, clique aqui
Lembre-se que a política de drogas na Indonésia é bem dura (mesmo para consumidores) e que a pena de morte ainda está em vigor para traficantes.
Quando for visitar templos leve um sarong ( uma canga) para cobrir as pernas, alguns templos alugam ou emprestam sarongs na entrada.
Pode compra um chip com internet quando chegar em Bali, mas verifique antes se seu aparelho é destravado, para mais informações, entre em contato com sua operadora.
 Nunca toque na cabeça de um balinês. A cabeça é considerada a parte mais sagrada do corpo humano e o ato de tocar na cabeça de outra pessoa é tido como um insulto.

 

Como cheguei em Bali


A primeira vez fui pela não recomendada China Eastern Airlines (uma das companhias mais baratas, desconfortáveis e com péssimo serviço) deveria ter sido 16 horas de viagem até Bali saindo de Nagoya, voo de 3h até Beijing, escala de 6h e voo de 7h até Bali, mas foi tudo diferente do previsto e chegamos dias depois em Bali, conto sobre os problemas que tivemos em outra publicação 
 
A segunda vez fui para Jakarta e depois para Bali porque decidimos em cima da hora e não tinha mais opções de voo com assentos disponíveis.
ANA – All Nippon Airways, 9 horas de viagem até Jakarta saindo de Nagoya com conexão de 1 hora em Narita, é uma das melhores companhias aéreas do Japão, ótimo serviço e confortável até na econômica porque possui apoio para os pés, é bem mais cara que as outras, mas é o que deu para comprar!
Air Asia, voo de 1 hora e 50 minutos de Jakarta para Bali, é uma companhia aérea Low Cost, para quem não sabe o que significa, resumidamente é uma companhia aérea de baixo custo que oferece baixas tarifas eliminando custos derivados de serviços como bagagem e alimentação, esses serviços serão cobrado a parte se deseja-los.
 
Essas foram as formas que eu fui até Bali, claro que existem outras companhias aéreas saindo de Nagoya com escalas em diversos países, voos saindo de outras cidades do Japão como por exemplo Osaka e Tokyo, e se você não mora no Japão, esquece o que acabei de falar sobre o voos, mas segue a dica que é para todos! Pesquise muito e depois pesquise mais um pouco! Na duvida o Google esta aí para isso mesmo! rsrs… e se a insegurança bater ou não quiser ter trabalho nenhum, vai em uma agencia de viagens.
 
 

A segunda vez em Bali

 

Se esta pensando que não leu ainda sobre 1.ª vez que estive em Bali, fique sabendo que nem escrevi sobre a 1.ª ainda! rsrs… o fato de ter perdido 2 dias atrapalhou muito e acabamos ficando mais tempo em Lembongan Island e Gili Islands, ilhas que tem acesso de barco a partir de Bali ou Lombok, depois falarei sobre elas.

 

 

 

Ngurah Rai Internacional Airport

 

 

 

Fiquei maravilhada com o Aeroporto de Bali, achei lindo!
Quando chegamos o Komang Adi já estava nos esperando para nos levar para nosso hotel.
Quem é Komang Adi
É nosso motorista / guia / amigo, super alto astral, bem humorado, comunicativo, prestativo e honesto. 
Foi indicado por outro amigo que esteve várias vezes em Bali, na 1.ª vez que estivemos em lá, conhecemos a esposa e filho e fiquei encantada com eles, eu super indico, clica aí no nome dele!
Kuta Beach Gate
Contratar um motorista na minha opinião é a melhor forma de se locomover em Bali, porque ele conhece todos os lugares, os horários de pico, o melhor caminho e para quem gosta de beber então, é ideal! rsrs… o preço depende do numero de pessoas, mas para um casal custa em torno de IDR500k o dia todo.
Também é possível alugar motos, o preço é cerca de IDR75k o dia e combustível é por sua conta, lembrando que é necessário ter Carteira de Habilitação Internacional.
Ficamos em Kuta, que é região mais movimentada de Bali, fica perto do aeroporto, é cheio de boates, bares e lojas.
É possível encontrar quartos confortáveis em hotéis com piscina e café da manhã incluso, próximo a praia a partir de IDR413k, para reservas de hotéis sugiro que use baixe apps de reservas de hotéis, eu costumo usar Agoda, Booking ou Expedia.

Onde fomos passear

Padang Padang Beach

Essa praia ficou famosa por causa do filme Comer Rezar Amar estrelado por Julia Roberts em 2010.

Há estacionamento localizado em frente à entrada da praia de Padang Padang,
Motos IDR2.000
Carro IDR5.000.
Tem que pagar taxa de entrada na praia de IDR10.000
O caminho até a praia é encantador, uma escada estreita desce do topo dos penhascos e atravessa uma caverna.
É uma praia pequena, na maré baixa, há muito a explorar, mas na maré alta, na minha opinião, Padang Padang perde grande parte da sua beleza!
Nadando a esquerda da praia, ao lado da beira dos penhascos tem pequenas cavernas nas quais você pode entrar e passear por dentro.

 

Cuidado com os macacos no caminho até a praia de Padang Padang, pois eles são conhecidos por pegar bolsas, óculos de sol, chapéus, telefones, alimentos e bebidas

Blue Point, Uluwatu, Sulubann Beach

 

A praia de Suluban, também conhecida como Blue Point Uluwatu e Pantai Suluban, é muito popular entre os surfistas, mas há muito mais coisas para ver além do surf!
O estacionamento localizado no topo de Uluwatu Cliff o custo é de IDR 5.000 para moto e IDR15.000 para um carro.
Do estacionamento, são aproximadamente 10 minutos a pé por um conjunto de escadas de concreto que passam em ziguezague por dezenas de bares, lojas de souvenirs e de aluguel de pranchas de surf antes de você chegar a Praia Suluban, encontramos locais que falavam português perfeitamente nas lojas e bares, muitos brasileiros vão a Bali surfar, algumas vendedoras ambulantes ficavam repetindo sem parar “compra canga gatinha” kkkk… paramos em um dos bares locais para tomar uma cerveja gelada durante o caminho e receber uma massagem nos pés enquanto apreciamos a vista linda da praia lá de cima.

 

 

Tem uma caverna em Suluban que te leva a uma praia escondida.
Dica de ouro, vai na maré baixa para ter acesso a praia escondida e aproveitar as piscinas naturais que se formam no local!

Tegenungan Waterfall

Entre as cachoeiras que existem em Bali, Tegenungan é uma das mais populares, fica localizada em Ubud, possui 25 metros de altura, tem fácil acesso por uma escadaria de 165 degraus, para descer é uma beleza, o banho lá em baixo é revigorante, mas para voltar é cansativo rsrs…

Taxa de entrada  IDR15.000 

 

Estacionamento para gratuito
Estacionamento para carros  IDR5.000 
Lá embaixo, na cachoeira tem armários disponíveis para alugar por IDR10.000 e banheiros por  IDR3.000 

 

Hidden Canyon

Fica em Ubud, próximo a Tegenungan Waterfall, a temporada é entre abril a outubro, esta incluso no preço o guia, água mineral, armário e toalha de banho.

 1 pessoa IDR 200k
 2 pessoas IDR 300k
 3 ou 4 IDR 400k

A caminhada toda leva de 1 a 2 horas, e precisa de disposição, confesso que eu “arreguei” kkkk… Não andei todo o desfiladeiro, tem uma rota de fuga no meio do caminho para pessoas como eu! kkkk… tem que pular e escalar, teve uma hora que estava com água até o peito, recomendo usar sapato aquático, tome cuidado ao andar porque tem pedras escorregadias, o Fran escorregou e ralou a canela feio!

Ubud Me Sari Luwak Coffee

Fomos nesse lugar ver como é produzido e para tomar o café mais caro do mundo! 

Se nunca ouviu falar do Kopi Luwak, vai se surpreender com o porquê do alto preço! rsrs…
Na 1.ª vez que estivemos em Bali não fomos porque eu disse que não iria tomar cocô kkk… e não foi no sentido de desprezo, mas porque o café é cagado mesmo! kkk…
Nesse momento você deve estar perguntando:
– Tomou na 2.ª vez que esteve em Bali ?
– Como assim o café é cagado?
Respondendo:
– Sim, na 2.ª vez que estive em Bali tomei o café!
– Vou explicar tudo sobre a questão do café cagado! kkk…
Kopi Luwaki é um café produzido com grãos de café extraídos das fezes do Luwak, é principalmente produzido nas ilhas da Indonésia. O Luwaki seleciona os grãos antes de ingeri-los, mas apenas a polpa é digerida, e a semente passa intacta pelo sistema digestivo do animal. Durante a digestão, as bactérias e enzimas únicas do animal tornam-se os responsáveis pela diferença de qualidade do café (na 1.ª vez que me explicaram isso, só conseguia pensar em milho! kkk… por isso não fui tomar o café).

 

A produção limitada dos grãos (menos de 230 quilos por ano) é o motivo de sua raridade e consequentemente seu alto preço (cerca de mil dólares o quilo do grão), sendo considerado o mais caro café do mundo.

 

 

Preço de uma xícara de Kopi Luwaki é IDR50.000 e degustamos gratuitamente de 12 bebidas.

Tanah Lot Temple 

O templo de Tanah Lot é um dos principais templos hindus de Bali, fica acima de uma grande rocha, na maré alta, parece que o templo flutua no meio do mar e no pôr do sol fica lindo, com os reflexos laranjas sobre as pedras e água, Durante a maré baixa, as pessoas podem caminhar para chegar à base do templo.Você pode pedir ao sacerdote que está ao redor do templo que abençoe com uma pequena doação. Além disso, durante a maré baixa, você pode percorrer o caminho ao lado da base do templo que leva à area interna do templo. Se você não vai orar e não esta usando roupas tradicionais balinesas, não entre na área interna do templo Tanah Lot, o interior é o local do santuário usado apenas para orar, toda área externa é de livre acesso para visitante e não é necessário vestimenta específica.

Preços:
 Adulto IDR 60.000
 Criança IDR 30.000
Estacionamento de moto IDR 2.000 
Estacionamento de carro IDR 5.000 
 
Esse foi o único templo que visitamos, existem muitos templos hindus em Bali, um mais lindo que o outro, mas infelizmente meu marido não gosta de ir, só foi nesse por causa da localização dele! 
 

Pantai Pandawa

A vista na estrada que leva até a praia é deslumbrante, governo de Bali abriu caminho até a praia  por um penhasco de calcário de mais de 1km, e nomeou a praia “Pandawa” como um memorial de sua história e crença.O nome “Pandawa” vem da lenda hindu dos Cinco Cavaleiros: Yudhistira, Bima, Arjuna, Nakula e Sahadeva. Você encontrará as estátuas desses cavaleiros, incluindo a mãe no caminho para a área da praia. Acredita-se que muitos anos atrás, o povo da vila de Kutuh sobreviveu à idade das trevas cavando seu caminho para dentro de uma caverna para se esconder. Mais tarde, eles encontraram uma área escondida atrás do penhasco e reconstruíram sua civilização.  

 

Preços:

 

Entrada IDR 15.000 

 

Estacionamento para carro IDR 5.000 

 

Estacionamento para moto IDR 2.000

 

 

Beach Clubs e Resorts Day Use 

Estivemos em alguns Beach Clubs e Resorts no fim da tarde para dar uma relaxada com um drink no bar aquático, nadar em uma piscina refrescante com vista para o oceano e comer.
Existe uma grande variedade de Beach Clubes na maioria das praias, alguns lugares não cobram entrada e alguns cobram entrada mas dá o valor em vale para consumir no local.

Alguns Resorts também tem como utilizar a piscina pagando uma taxa 

Klapa New Kuta Beach 

Localizado em DreamLand Beach, pagamos IDR100k por pessoa, esse valor volta em vale para consumir no local, e esse valor te dá o direito de utilizar piscina, toalhas de banho, sofá e espreguiçadeira.

 

Blue Point Villas & Spa

Localizado em Pantai Suluban Uluwatu, pagamos IDR50k por pessoa para utilizar a piscina de borda infinita, o por do sol é de tirar o folego!

Finns Beach Club

Localizado em Canggu Beach, a praia de areia preta, não pagamos nada para entrar, usar a piscina e sentar nas mesas para comer, mas a comida e bebida são caras e se quiser conforto ficando nos sofás-camas é preciso pagar.

 
 
Preços: 
Single Bed (espreguiçadeira para uma pessoa) IDR 650k
Lagoon Deluxe Bed (Sofá-cama perto da piscina para até 6 pessoas) IDR 2.600k
 Deluxe Bed (Sofá-cama perto da praia para até 6 pessoas) IDR 2.600k
 Lagoon Party Bed  (Sofá-cama dentro da piscina para até 10 pessoas) IDR 2.400k
 
Para ver os preços do cardápio click aqui

 

 Nusa Dua Water Sports

 

Em Tanjung Benoa Beach, praaia localizada em Nusa Dua,  fizemos Seawalker e Parasailing , foi a primeira vez para as duas atividades.
Há outras das atividades além das que fizemos, entre elas estão mergulho, jetsky, banana boat, rolling donnut, flying fish, flyboard Island Tour e Mangroove Tour 

Seawalker
 Atividade de caminhada no fundo do mar segurando em barras, usamos um capacete que era alimentado com oxigênio por uma mangueira para respirarmos enquanto caminhávamos no fundo do mar, a profundidade era de 6 metros e duração de 30 minutos, ficamos 20 minutos, eu pedi para subir porque comecei a sentir que o oxigênio que vinha não era suficiente. 
Preço IDR 350k por pessoa 

 

Parasailing 
Atividade com Parasail que é um paraquedas preso a um cabo que é puxado por uma lancha, decolamos de cima de uma lancha e foram dando corda para subirmos mais alto, me senti uma pipa kkk… 
Preço IDR 350k por pessoa
 
Obs.: A respeito do vídeo do parasailing, a câmera estava embaçada e não percebi, eu grito muito e falo palavrões, na verdade, eu grito palavrões kkk… Então se é daquelas pessoas que odeiam palavrões pode poupar seu tempo! rsrs


Os preços das atividades como quase tudo em Bali são negociáveis, não esqueça de barganhar!

Jantar Romântico

Jimbaran Beach

Essa praia pertinho do aeroporto é famosa pelo seu lindo pôr do sol e jantares de frutos do mar na praia a luz de velas.

O pôr do sol realmente é lindo!
Jantamos no New Moon Café, escolhemos o Package Type B (IDR 1.350k +21% de taxa de serviço) 
2 cervejas
sopa de peixe
 1 peixe grelhado
1 carangueijo
1 lagosta
 6 camarões
6 mexilhões
 6 lulas 
 arroz
 molho
vegetais
 frutas fatiadas
Se quiser saber o preço dos outros Packages, bebidas e frutos do mar por kilo clique aqui.

 

Enquanto estávamos tomando uns drinks aguardando o pôr do sol e o jantar, um grupo local veio cantar para nós, eles nos perguntaram de onde éramos e cantaram uma música brasileira rsrs…  
 

Mais Praias 

Sanur Beach

A praia não é muito frequentada por turistas, quando o  Komang Adi  nos levou em Sanur nos disse que é uma das praias que ele costuma ir com a família dele, encontramos restaurantes, lojinhas e spa de massagem por lá. A água do mar é bem calma, limpa, e morna, boa para banho.

De Sanur Beach partem barcos para as Ilhas Nusa Lembongan, Cenigan e Penida, falarei sobre essas ilhas depois.
Estacionamento IDR10.000
 

Geger Beach

Se você quiser encontrar uma praia calma de areia branca e não muito cheia, boa para nadar é Geger. 

Para quem não esta hospedado nos hotéis de Geger.Taxa de entrada de IDR3.000 por pessoa 
Estacionamento IDR5.000
Aluguel de espreguiçadeira com guarda sol IDR50.000
Ao redor da área da praia, há muitos chuveiros ao ar livre que você pode usar depois de brincar na areia da praia.

Blue Lagoon Beach

 

Pequena praia localizada em Padangbai, local de onde saem barcos para as Ilhas Gili, falarei sobre elas depois.

 

Blue Lagoon  conhecida como por sua vida marinha abundante, ótima para mergulho e snorkeling.

 

Não tem taxa de entrada.

 

Estacionamento IDR15.000

 

Se desejar obter equipamento de snorkeling, pode ser alugado nas barracas da praia, IDR100k a IDR150k

 

Virgin Beach 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Conhecida por outros nomes como Perasi Karangasem pelos os locais e White Sand Beach para os turistas , embora suas areias não sejam tão brancas assim, pode ser considerada uma das praias mais escondidas do leste de Bali, No entanto, se você quer relaxar em uma praia menos movimentada e adora mergulhar é uma excelente praia para você visitar.

Não foi cobrado taxa das espreguiçadeiras que usamos, mas fizemos massagem nos pés e consumimos algumas bebidas e petiscos.
Taxa de entrada IDR15.000 por pessoa com estacionamento incluso.
 

 

 
 

Pratos Típicos Balineses

Suco de Dragon Fruit e Combo de Comidas Típicas
 
Soto: Sopa de carne e verduras
Asem: Sopa de verduras com molho de tamarindo.

Keropok: Pão de camarão.

Lumpia Semarang: Rolinho primavera.
Gado-gado: Verduras típicas alinhadas com molho de amendoim.
Babi Guling: Porco assado ao estilo balinês.
Nasi goreng: Arroz frito com molho de soja doce. Pode estar acompanhado de frango, ovos ou satay.
Mie goreng: Macarrões fritos com molho de soja doce. Pode estar acompanhado de frango, ovos ou satay.
Nasi uduk: Arroz basmati cozinhado com leite de coco e servido com limas, tomates, tofu e carne.
Rendang: Molho de curry que se serve com frango, cordeiro, vegetais e arroz.
Satay: Espeto de carne que costuma ser servido com molho de amendoim.
Klepon: Doce de arroz fervido com açúcar de palma. Costuma ser servido envolto em folhas de bananeira.
Murtabak: Massa recheada de carne picada.
Otak-otak: Torta de pescado.
Serabi: Panqueca de farinha de arroz e leite de coco.
Bintang Beer Pilsener e Radler Lemon

Os preços depende dos lugares que for, mas a comida em Bali não é cara, em restaurantes de comida típica de nível médio um jantar para dois sai em torno de IDR300k 
 
Sucos de frutas naturais custam cerca de IDR15k
A cerveja local é a Bintang, além da cerveja tradicional, tem as com sabor de limão e laranja, em restaurantes e bares o preço varia de IDR20k a 70k, eu comprei no mercado por IDR15k.
 
A partir de Bali fui para Gili Islands e Nusa Lembongan, falarei sobre essas ilhas na próxima postagem.
Para ver mais fotos das minhas viagens e passeio aqui no Japão, segue lá no Instagram.
 

¨A vida é uma viagem a três estações: ação, experiência e recordação.¨  (Júlio Camargo)

© 2023 –  Todos direitos reservados