Aeroporto de Nagoya

Fomos de carro até Chubu Centrair Internacional Airport (Nagoya) e deixamos o carro estacionado lá, antecipadamente havíamos feito reserva pelo site do Aeroporto, 11 dias custou ¥8.500.No Aeroporto do Japão foi super tranquilo, check-in na China Airlines, despachamos a bagagem, preenchemos o papel Embarkation Card for Reentrant (ED Card) é como se fosse um re-entry (é necessário preencher todo cartão, mesmo tendo Zairyo Card e visto permanente), foi destacado a parte do Embakation, carimbado o passaporte e a parte do Disembarkation grampeado no passaporte, precisa desse papel quando retornar ao Japão (não retire do passaporte para não perder!)

(ED Card)

Chegamos em Taipei, após 3;30hs de voo, o aeroporto é organizado, basta seguir as placas, elas realmente irão te levar ao local que esta escrito (depois entenderão porque estou dizendo isso! rsrs), escala de 1:30hs e embarcamos de novo para mais 3;50hs de voo até Bangkok (Survanabhumi Airport).

Avião da China Airlines

Havia lido que o aeroporto era super moderno, enorme, lindo, elogios mil, mas a falta de organização me deixou estressada e não me deixou enxergar nada disso! 

Eu sabia que a primeira coisa a fazer era ir ao Health Control, e lá fomos nós, seguindo as placas até o destino final, uma placa enorme escrito Health Control, onde não tinha Health Control nenhum! Pedimos informação para vários funcionários do aeroporto e cada um dizia uma coisa diferente, fomos em 3 lugares onde supostamente seria o Health Control e não eram próximos um do outro, eram em extremos opostos e só tinha a placa dizendo Health Control com uma sala vazia ou um balcão sem ninguém! Depois de mais de 2hs procurando, encontramos com um grupo de brasileiros que estavam no mesmo voo, perguntamos se eles sabiam onde eram o bendito Health Control, e eles nos informaram que disseram para eles que era para tal direção, mas nós já havíamos ido para lá e alertamos que estava errado! E depois de pedir mais uma informação, quase sem animo, já meio desacreditando sem conferir, acabou a novela, achamos o tal do Health Control, um balcãozinho em um corredor lateral escondidinho! Lá preenchemos um papel, meio parecido com o do Japão, com desembarque e embarque e dizendo onde iria se hospedar, esse papel tem que ser entregue na Imigração, onde irão conferir os dados e carimbar seu passaporte, esse papel deve ser guardado porque quando deixar o país irão pedir, não perca! Demoramos tanto nesse castigo, que nossas malas até estavam para fora da esteira porque já estava rodando malas de outro voo! kkkkk… (rindo agora, porque na hora estava bufando de raiva!).

Shuttle Bus
Asia Airport Hotel

Passado esse perrengue, fomos pegar o Shuttle Bus para o Aeroporto Don Muang em Bangkok, não esta entendendo muito né? Vou explicar melhor, o aeroporto onde chegamos é o aeroporto de Survanabhumi, que é o novo, quando ele foi aberto, os voos internacionais passaram a operar lá e a maioria dos voos domésticos passaram a operar no antigo aeroporto, Don Muang, o Shuttle Bus é um ônibus gratuito que faz transporte entre os dois aeroportos, se estiver em um aeroporto e tiver voo no outro aeroporto, pode pegar o ônibus gratuito, mas é necessário mostrar um comprovante do próximo voo, pegamos o Shuttle Bus porque o nosso voo para Krabi era para o dia seguinte e reservei hotel próximo do Don Muang Airport para facilitar no transporte, o ônibus demorou uma hora porque tinha transito, e do aeroporto pegamos um táxi para o hotel que cobrou 300 baht, era próximo mas nem discutimos, já estavamos chateados o bastante, nos hospedamos no  Asia Airport Hotel,  o hotel fica a 2 kms do Aeroporto de Don Muang e fica em cima de um complexo de lojas e restaurantes, que infelizmente nem deu tempo de ir porque era tanto cansaço que fomos dormir, inclusive dormimos demais e o despertador falhou! Aff…muita zica! Acordamos no susto, nem tomamos café e pegamos um táxi que o hotel providenciou para o Aeroporto, que cobrou 150 bahts (que absurdo de diferença de preço!)

Chegamos no Aeroporto de Don Muang uma hora e meia antes do voo, se o aeroporto principal era desorganizado, lá era o caos! Fomos fazer check-in, tinha uma infinidade de guichês da Asia Air, sendo que as filas não fazia a menor diferença que destino era, tudo misturado, isso porque a empresa opera voos domésticos para todos aeroportos da Tailândia! Quando chegou nossa vez de ser atendidos, uma atendente levanta uma placa chamando as pessoas do nosso voo para passar na frente, isso faltando 15 minutos para decolar! O atendente conferiu os nossos dados, pesou as malas e disse que iriam como bagagem de mão por causa do tamanho e peso, e falou  ”run run ” (corre, corre) na hora da pressa, nem lembrei que tinha shampoo, condicionador, repelente e protetor solar nas malas! A regra para os aeroportos do mundo todo é que não pode passar de 50ml de líquido por frasco em bagagem de mão! Adivinha? vistoria nas nossa malas faltando 10 minutos para decolar, depois de tirar tudo que não podia, lá fomos nós ”run run ”… o portão de embarque era distante, chegamos esbaforidos, com 2 minutos de atraso, já era, portão fechado, perdemos o voo!

Voo perdido, e agora? O atendente que estava no portão de embarque pegou nossos tíquetes e escreveu que perdemos o voo porque fomos parados na vistoria e carimbou, nos disse para irmos no balcão de atendimento da Asia Air que eles nos forneceriam um novo voo, depois de pegar uma senha para sermos atendidos e demorar uma infinidade porque tinha um monte de gente que perdeu os voos e porque o atendimento para bagagem extra, compra de passagens, etc, era tudo junto e misturado, fomos informados que não tinha mais nenhum voos estavam todos lotados e só teria voo disponível no dia seguinte a tarde, foi dito também que teríamos que pagar uma pequena taxa, eu nem perguntei o valor, estava tão P. da vida que apenas peguei o ticket de volta e me afastei do balcão.

Eu tenho consciência que a culpa não é totalmente deles, que se eu chegasse como eu havia programado, 3 horas antes no aeroporto, não teria perdido o voo e sem estar de cabeça quente, teria lembrado e falado para o atendente do guichê que as malas não poderiam ir como bagagem de mão por causa dos líquidos, mas na hora ainda bem que não lembrei dos líquidos, já pensou se as malas vão, nós ficamos e só tem voo para o dia seguinte? A dor de cabeça seria maior!

Avião da Nok Air

Parei, respirei fundo e pensei, se eu passar a noite em Bangkok vou perder uma diária do Resort e terei que pagar porque não tem como cancelar em cima da hora, vou ter que pagar estadia em algum hotel para passar a noite, tem que pagar uma taxa para remarcar a passagem e ainda vai bagunçar todo meu roteiro! Cheguei a conclusão que comprar novas passagens em outra companhia aérea sairia mais em conta ou o mesmo valor que gastaria remarcando passagem na Asia Air para o dia seguinte! Fomos até o balcão da Nok Air e compramos as passagens para duas horas depois por ¥20.000, após comprar fomos direto fazer o Check-in, foi tranquilo, era mais organizado, tinha guichê próprio para cada destino, o atendente conferiu nossos dados, pesou as malas e colocou na esteira, sem palhaçada de ter que levar como bagagem de mão por causa de tamanho e peso! Aliás os aviões da Nok Air são uma graça! Até que enfim conseguimos voar para Krabi!


¨A vida é uma viagem a três estações: ação, experiência e recordação.¨  (Júlio Camargo)

© 2023 –  Todos direitos reservados